English
Listas Bibliográficas - 0
Ajuda
Entrada
Catálogo Geral
Coleções digitalizadas
Simples
Elaborada
Avançada
Índices
Pub. Periódicas
Cat. Exposições
Histórico
Pesquisar por:
Palavras chave
Palavra(s) em títulos
Palavra(s) em títulos série
Palavra(s) em autor
Palavra(s) em editor
Palavra(s) em assuntos
Cotas
Lista de Títulos
Lista de Títulos Séries
Lista de Autores
Lista de Assuntos
Lista CDU
ISBN
ISSN
Redefinir pesquisa
Este(s) autor(es) no 'Google books'
Nunes, Abreu, 1919 - ca.1989
Este(s) autor(es) no 'Google scholar'
Nunes, Abreu, 1919 - ca.1989
Coleção Abreu Nunes : Arquivo Fotográfico de Arte em Portugal [ Material gráfico ] / Abreu Nunes
AUTOR(ES):
Nunes, Abreu, 1919 - ca.1989
PRODUCAO:
[1938 - 1986]
DESCR. FISICA:
18740 espécies fotográficas : p&b., col. ; várias dimensões
NOTAS:
. - Alberto Augusto Abreu Nunes, natural de Paço de Arcos (Oeiras), nasceu a 15 de Dezembro de 1919 e morreu em Sevilha, ca. 1989. O fotógrafo foi viver para Sevilha em 1986, onde constituiu a “Andalucia Cultural” na Oscar Carvalho 7, 6o A – Avenida Eduardo Dato. Foi espeleólogo e piloto, tendo feito inúmeras fotografias aéreas. Começou a trabalhar no Museu Nacional de Arte Antiga ca. 1947-1949, como técnico fotográfico. Trabalhou com vários conservadores e diretores de museus. Para além das coleções museológicas, fotografou inúmeras coleções particulares, realizando registos irrepetíveis. Fotografou acontecimentos singulares como a Exposição de Arte Portuguesa, em 1955-56, na Royal Academy of Arts e a XVII Exposição de Arte Europeia – “Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento”, em 1983. Estagiou nos laboratórios de museus de França, Bélgica, Holanda, Suíça, Itália, Alemanha, Inglaterra, Suécia, Noruega e Dinamarca, entre 1952 e 1958. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Colaborou com a Fundação Calouste Gulbenkian e fotografou algumas das suas atividades como é o caso da biblioteca itinerante de Porto Moniz e o Planetário Calouste Gulbenkian. Registou peças da coleção do Museu Calouste Gulbenkian e as suas exposições destacando-se: I e II Exposição de Artes Plásticas (1957-1961), Exposição A Rainha D. Leonor (1958), Arte do Oriente Islâmico (1963), Um século de pintura francesa, 1850-1950 (1965), Exposição evocativa de Calouste Gulbenkian - XX aniversário da Fundação, 1956/1976 (1976), Expo Caldas 77 (1977), Presépios portugueses e a sua itinerância (1980-1981). Foi responsável pelos "slides" do Museu Calouste Gulbenkian. Em 1981 foi encarregue de duplicar os diapositivos da coleção "Portugal - A Terra e o Homem - Expressão das Cidades", encomenda feita pela FCG ao geógrafo Jorge Gaspar com a colaboração de Orlando Ribeiro entre outros, no início da década de 1970. Contribuiu com as suas fotografias para variadíssimas obras, entre as quais as publicações da década de 1960 da autoria do Dr. Fernando de Castro Pires de Lima A Virgem em Portugal e A Arte Popular em Portugal, a Enciclopédia Verbo e vários números da Nova Colecção de Arte Portuguesa (Artis), entre 1957-1960. Abreu Nunes produziu ainda material fotográfico de apoio para palestras e comunicações de numerosos conservadores e historiadores da arte
. - Nesta coleção podemos encontrar imagens que refletem as várias experiências profissionais do fotógrafo, entre 1938 e 1986, sendo a coleção maioritariamente sobre património artístico. A coleção alberga 485 fotografias aéreas, negativos e provas fotográficas registados durante a sua atividade enquanto piloto, entre 1946 - ca.1959, sendo a primeira imagem da construção da Igreja do Santo Condestável (Campo de Ourique) e a última da construção do Hospital de S. João do Porto. A coleção contém múltiplas imagens de Abreu Nunes enquanto técnico de fotografia do Museu Nacional de Arte Antiga nas várias vertentes: inventários, restauros (antes e depois), imagens para divulgação e publicações, entre outras. Neste conjunto salientamos um volumoso conjunto de imagens de quadros sem molduras, provavelmente fotografados durante intervenções de restauro e os autores desses restauros como é o caso de Fernando Mardel. À luz da função que desenvolvia no MNAA, Abreu Nunes documentou peças em várias coleções públicas e privadas, fotografando desde o notável conjunto de pintura flamenga do Museu de Arte Sacra do Funchal a peças que entretanto deixaram de estar em solo nacional. A coleção inclui registos de património edificado nacional e imagens de várias cidades europeias na década de 1950, apresentando uma Europa do Pós-Guerra, realidade que Abreu Nunes conheceu durante os seus estágios em laboratórios dos museus europeus. Como colaborador da Fundação Calouste Gulbenkian, os eventos e as exposições também estão aqui representados, destacamos duas reproduções de provas fotográficas da exposição European paintings from the Gulbenkian Collection, na National Gallery of Art em Washington em 1950, evento anterior à criação da própria Fundação Calouste Gulbenkian. O trabalho do fotógrafo no setor editorial também está sobejamente representado na coleção, as espécies fotográficas que conseguimos localizar em publicações foram identificadas e ligadas às respetivas obras
PROVENIENCIA:
Arquivo de Arte - Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2001, após a extinção do Arquivo de Arte, a coleção foi integrada no acervo da Biblioteca de Arte. A coleção foi adquirida pela Fundação Calouste Gulbenkian em 1986, na sequência de uma proposta feita pelo fotógrafo nesse ano, altura em que foi viver para Sevilha, tendo decidido deixar o seu Arquivo Fotográfico da Arte em Portugal. Quando Abreu Nunes propôs a venda à Fundação Calouste Gulbenkian, informou que a UNESCO já tinha manifestado o interesse pelo Arquivo Fotográfico da Arte em Portugal em 1983. No mesmo documento Abreu Nunes define o arquivo como resultado do seu trabalho durante 4 décadas: “40 anos se tem dedicado somente à documentação fotográfica de museus, com fins culturais, tendo colaborado com o saudoso Dr. João Couto no MENA e também autor de todos os diapositivos do Museu Calouste Gulbenkian desde a sua fundação em Oeiras até 1983...são 13.000 negativos a preto e branco e 2.480 diapositivos a côr. Todas as fotografias foram escolhidas uma a uma pela Exma. Senhora Dra. D. Maria Emília Oliveira Machado...só o muito saber e treino visual de especialista idónea de história da arte em Portugal asseguram” (cf. Inf. No 10/AA-BA/90)
ASSUNTOS:
Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura, 17a, Lisboa, 1983 -- [Fotografias]
Património arquitectónio -- [Fotografias]
Vistas aéreas -- [Fotografias]
Conservação e restauro -- Portugal -- Séc. 20 -- [Fotografias]
Museus -- Europa -- Séc. 20 -- [Fotografias]
Museus -- Portugal -- Séc. 20 -- [Fotografias]
Colecções particulares -- Portugal -- Séc. 20 -- [Fotografias]
Pintura -- Conservação e restauro -- Portugal -- Séc. 20 -- [Fotografias]
Livros -- Ilustrações -- [Fotografias]
Arte -- Portugal
COTA(S):
CFT004
Guardar referência
Ver formato UNIMARC
Exportar registo em ISO2709
Exportar registo em MarcXchange
Exemplares
Cota
Vol.
Tipo Acesso
Estado
Notas
CFT004 1-6.460
0
Reservados
Na catal. corrente
Obra de acesso reservado. Sujeito a autorização.
Informações e esclarecimentos
contacte
[email protected]