Art Library Site
 Home 
 General Catalogue 
 Digitised Collections 
 
BasicCombinedAdvancedBrowseSearch History
Search by:    Refine Search  
 
 
 
 
 
 This author(s) on 'Google books'
 
  • Mendes, Fernando Carneiro, 1893-1976
  •  
     This author(s) on 'Google scholar'
     
  • Mendes, Fernando Carneiro, 1893-1976
  •  
     
    Coleção Fernando Carneiro Mendes [ Material gráfico ] / Fernando Carneiro Mendes
     
    AUTHOR(S): 
    Mendes, Fernando Carneiro, 1893-1976
    PRODUTION: 
    [1912-194-]
    PHYS.DESCRIP.: 
    1 negativo em acetato de celulose : p&b ; 6x9 cm
    237 diapositivos : color. ; 35 mm em tira
    76 provas fotográficas : p&b ; 30x40 cm
    78 negativos em vidro : p&b ; 9x12 cm
    626 negativos em acetato de celulose : p&b ; 35 mm em tira
    NOTES: 
    . - Engenheiro electrotécnico, Fernando Carneiro Mendes produziu e realizou filmes sobre comemorações nacionais e acontecimentos oficiais do Estado Novo, nomeadamente a Grande Exposição Industrial Portuguesa (1932), Leixões (1933), o Cortejo Histórico de Viaturas (1934), O Grande Cortejo Folclórico (1937), a Exposição do Mundo Português (1940), o Cortejo do Mundo Português (1940) e O 8o Centenário da Tomada de Lisboa (1947). Fernando Carneiro Mendes foi também fotógrafo, tendo participado na Exposição nacional de Photographia, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em 1916, organizada por B. dos Santos Leitão e com as participações de vários fotógrafos, entre os quais o seu amigo Salvador Villarinho Pereira (médico), com quem fotografou as Termas de Vizela. Foi júri do Grémio Português de Fotografia nos salões de arte fotográfica na Sociedade Nacional de Belas Artes, tendo também exposto as suas fotografias em alguns destes salões. Participou na III Exposição Nacional de Fotografia, organizada pelo Cartaxo Photo Club, patente nos Paços do Concelho do Cartaxo no dia 1 de Maio de 1937, no âmbito de uma visita governamental. Em 1941 esteve representado na I Exposição de Arte Naturalista Portuguesa, na Sociedade Nacional de Belas Artes com imagens de plantas e animais. Em 1975, participou na I Exposição Restropectiva Nacional de Fotografia. Ao nível internacional Carneiro Mendes participou em várias exposições, designadamente o Salão de Fotografia, promovido no âmbito do Salão de Ciências e das Artes no Grand Palais (Paris, 1927), o III Salon Miedzynarodowy. Fotografji. Artystycznejw. Polsce Poznan (Polónia, 1929), o IV Salon Internazionale di Fotografia Artistica Dilettanti (Turim, 1932), os salões internacionais de fotografia de Zaragoza, a 9.a Internationale Tentoostelling Van Fotokunst. Focus Salon (Amesterdão, 1949) e as mostras na Sociedade Fluminense de Fotografia (Niterói).
    Coleção composta por 1018 espécies fotográficas e duas publicações periódicas com artigos sobre o fotógrafo. A espécie fotográfica mais antiga deste conjunto está datada pelo autor de 1912, no entanto nem todas as fotografias estão datadas. Contém um conjunto de 626 negativos a cor, essencialmente de eventos oficiais, o fotógrafo utilizou a cor talvez para registar uma realidade mais fidedigna destes acontecimentos efémeros, os quais eram repletos de policromia. Em relação ao conjunto de fotografias existentes nesta coleção que estiveram expostas, estas são exclusivamente a preto e branco. Fernando Carneiro Mendes nesta coleção apresenta-nos um país rural, marcado pela rigidez e pobreza, retratando tarefas ancestrais, gentes e mercados. O fotógrafo também retrata o país atlântico que enfrenta o mar em busca de recursos, quer através do esforço dos nazarenos, quer através dos recolectores de sargaço. Podemos ainda visualizar imagens de arquitetura vernacular que emolduram estes ambientes, mas também importantes registos de património edificado. Fazem parte desta coleção conjuntos relativos a comemorações nacionais e acontecimentos oficiais do Estado Novo, que Carneiro Mendes também filmou, nomeadamente, Leixões (1933), Cortejo Histórico de Viaturas (1934), Exposição do Mundo Português (1940) e Cortejo do Mundo Português (1940). Esta coleção contém um conjunto de provas fotográficas que preservam nos seus versos preciosos rótulos e etiquetas, os quais comprovam a participação do fotógrafo em exposições nacionais e internacionais. Durante o processamento foram utilizados os títulos e as datas inscritos nas espécies fotográficas, rótulos, etiquetas, envelopes originais e catálogos de exposições
    PROVENANCE: 
    Coleção colocada em depósito em 1999 no Arquivo de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (cf. Contrato de Depósito - Coleção Fernando Carneiro Mendes, 17/09/1999). Em 2001, após a extinção do serviço, a coleção foi integrada no acervo da Biblioteca de Arte
    SUBJECTS: 
    Festas da Cidade -- Lisboa (Portugal) -- Cortejo da Reconstituição da Embaixada do séc. XVIII -- 1934 -- [Fotografias]
    Festas da Cidade -- Lisboa (Portugal) -- 1934 -- [Fotografias]
    Festas da Cidade -- Lisboa (Portugal) -- Cortejo histórico de viaturas dos bombeiros -- 1934 -- [Fotografias]
    Paisagem rural -- Portugal -- Séc. 20 -- [Fotografias]
    Fotografia -- Portugal -- Séc. 20
    Cortejo dos Muncípios das Províncias e do Império -- Lisboa (Portugal) -- 1947 -- [Fotografias]
    Comemorações do VIII Centenário da Tomada de Lisboa aos Mouros, 1147 -- Lisboa (Portugal) -- 1947 -- [Fotografias]
    Arquitectura popular -- Portugal -- Séc. 20 -- [Fotografias]
    Retratos -- [Fotografias]
    Arquitectura -- Portugal -- Séc. 20 -- [Fotografias]
    Exposição do Mundo Português -- Exposições -- Lisboa (Portugal) -- 1940 -- [Fotografias]
    Portugal -- Património arquitectónico -- [Fotografias]
    UDC: 
    77(469)"19"
    CALL NUMBER(S): 
    CFT189
    Add to my list
    MARC Display  Export ISO 2709
    Copy/Holding information
    CallVol.AccessStatus 
    CFT1890Access restrictedIn curr. cataloguing

     
    For additional information
    contact [email protected]
    Horizon Information Portal